A seleção brasileira de futebol é uma das mais vitoriosas e reconhecidas do mundo. Com uma história de glórias e conquistas, a seleção canarinho sempre figura entre as favoritas em competições internacionais. E, para medir o desempenho das seleções em todo o mundo, a FIFA criou um ranking mundial. Mas afinal, qual é o melhor ranking mundial da seleção brasileira de futebol?

Brasileira

O que é o ranking mundial da FIFA?

O ranking mundial da FIFA é um sistema que classifica as seleções de futebol de acordo com seu desempenho em partidas oficiais. Lançado em 1993, o ranking é atualizado mensalmente e leva em consideração os resultados de partidas disputadas nos últimos quatro anos.

Como é calculado o ranking mundial da FIFA?

O ranking mundial da FIFA é calculado levando em consideração diversos fatores. São eles:

  • Vitórias e derrotas em partidas oficiais;
  • Pontuação das seleções adversárias;
  • Importância dos jogos;
  • Desempenho recente das seleções.

Com base nesses critérios, a FIFA atribui pontos a cada seleção, que são somados para determinar sua posição no ranking mundial.

Qual é a melhor posição da seleção brasileira no ranking mundial da FIFA?

A seleção brasileira já ocupou a primeira posição no ranking mundial da FIFA em diversas ocasiões. A primeira vez que a seleção chegou ao topo do ranking foi em 1994, após conquistar a Copa do Mundo nos Estados Unidos.

Desde então, a seleção brasileira já ocupou a primeira posição outras seis vezes, a última delas em 2019. A seleção canarinho também já figurou entre as três primeiras colocadas em praticamente todas as edições do ranking desde sua criação.

Além disso, vale ressaltar que a seleção brasileira permaneceu na liderança do ranking mundial da FIFA por um longo período de tempo, de 2002 a 2007. Esse período de sete anos é o mais longo que qualquer seleção já ocupou a primeira posição do ranking desde sua criação em 1993. No entanto, a seleção brasileira também já enfrentou momentos de baixa no ranking, como em 2012, quando chegou a ocupar a 18ª posição. No entanto, graças a uma série de vitórias em partidas oficiais, a seleção canarinho rapidamente recuperou sua posição de destaque no ranking mundial da FIFA.

Por que a seleção brasileira tem um bom desempenho no ranking mundial da FIFA?

O bom desempenho da seleção brasileira no ranking mundial da FIFA se deve a diversos fatores. Entre eles, podemos citar:

  • Tradição: a seleção brasileira é uma das mais vitoriosas do mundo, com cinco títulos da Copa do Mundo e diversas outras conquistas em competições internacionais. Essa tradição é levada em consideração no cálculo do ranking.
  • Regularidade: a seleção brasileira costuma ter um desempenho consistente em partidas oficiais, o que contribui para sua pontuação no ranking.
  • Qualidade técnica: a seleção brasileira sempre foi reconhecida pela qualidade técnica de seus jogadores, o que se reflete em seu desempenho em campo e no ranking mundial.

A seleção brasileira de futebol é uma das mais vitoriosas e reconhecidas do mundo, e seu desempenho no ranking mundial da FIFA reflete essa tradição. Desde sua criação em 1993, a seleção canarinho já ocupou a primeira posição sete vezes, sendo a última em 2019. Além disso, sempre figurou entre as três primeiras colocadas praticamente em todas as edições do ranking.

O ranking mundial da FIFA é calculado com base em diversos fatores, como vitórias e derrotas em partidas oficiais, pontuação das seleções adversárias, importância dos jogos e desempenho recente das seleções. A seleção brasileira tem um bom desempenho nesse ranking devido a sua tradição no futebol, regularidade em partidas oficiais e qualidade técnica de seus jogadores.

No entanto, é importante destacar que o ranking mundial da FIFA não é um indicador absoluto da qualidade das seleções de futebol. Ele é baseado em um conjunto de critérios que podem não refletir totalmente o desempenho das equipes em campo, e muitos especialistas questionam a validade desse ranking.

Portanto, embora seja um orgulho para a seleção brasileira estar bem colocada no ranking mundial da FIFA, o mais importante é o desempenho da equipe em competições internacionais e a paixão dos torcedores pelo futebol brasileiro. A seleção canarinho é um patrimônio do futebol mundial, com uma história de glórias e conquistas que vai além de qualquer ranking.